Um pouco mais sobre tarô...

28/06/2011 01:47

A origem do tarô permanece ainda na obscuridade. Algumas civilizações aparecerem como as mais indicadas como possíveis criadoras desse método divino. Entre elas encontramos a egípcia, a chinesa, a indiana e a hebraica. Alguns dizem que ele surgiu na Euroupa Continental por volta dos séculos XV e XVI, com a intenção de divertir os nobres e à corte real. Especulações à parte, a verdade é que ninguém tem certeza de onde e quando surgiu o tarô e engana-se

 

aquele que diz saber a verdadeira origem ou até mesmo quem foi o responsável pela sua invenção,criação,pelo menos até os dias de hoje.

 

Um tarô importante e revolucionário que deve ser destavado com 78 lâminas em sua formação é o tarô de Marselha,que também foi o primeiro tarô colorido,considerado nos dias de hoje como um tarô clássico,e que teve sua edição em 1930 em Paris.

Alguns dos tarôs que considero importante destacar e que também utilizo em minhas consultas e cursos são: tarô Rider Waite primeiro tarô a ter os 56 arcanos menores ilustrando situações da vida cotidiana, não se restringindo somente a números e naipes, pois os arcanos retratam cenas da vida cotidiana, criado em 1910 pelo grande ocultista Arthur Edward Waite,e pela artista Pamela Colman Smith, e  o tarô Mitológico por Juliet Sharman-Burke e Liz Greene que acompanha a mitologia como pano de fundo.

 

Devemos observar que  todos estes tarôs possuem em sua formação 78 arcanos que são divididos em 2 grupos: 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores

 

Os arcanos menores, são representados pelos quatro elementos do nosso planeta, com a forma dos naipes do baralho, como mostra o esquema abaixo:

 PAUS=fogo,espiritual.

COPAS=água,sentimental.

ESPADAS=ar,mental.

OUROS=terra,material.

 Por assim dizer, começamos a aprender, estudar,  e fazer uso dessa ferramenta de  uma forma mais correta: A utilização do tarô e a partir daí é que começa a nossa viagem ao autoconhecimento é ai que aprendemos que o tarô pura e simplesmente não pode ser visto unicamente como ferramenta para um processo adivinhatório mas “DIVINÁTÓRIO”

 

Segundo Marcello Schmitd “Outro fato interessante em relação ao tarô,foi ter despertado a curiosidade do psicólogo Suíço, Carl Gustav Jung que fazia uso dos arcanos em seus estudos de psicanálise, acabando o mesmo tornando-se mais um aficcionado pelo tarô,e responsável pela célebre frase´´o tarô é o espelho da alma´´e já que citei aficcionados não posso me esquecer do grande poeta português Fernando Pessoa que sempre recorria a consultas ao tarô com o renomado ocultista inglês e criador do tarô de thoth,Aleister Crowley,o mesmo Crowley fazia visitas a cidade de Lisboa a fim de encontrar-se e ler o tarô para o amigo Pessoa. Estas são algumas das inúmeras histórias que fazem deste oráculo maravilhoso ser o que é,uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento,apesar de ainda não sabermos a sua verdadeira origem,pois além de ter influenciado os membros das cortes européias também contagiou a magos,ocultistas e poetas, e com certeza também poderá contagiar,esclarecer e orientar você!"